O jota aragonesa é uma manifestação do folclore em Aragão de um gênero musical, o valete, presente pela maior parte da geografia espanhola. Em Aragão surgiu, em torno de, por meio da metade do século XIX, uma forma muito especialísima de cantar o valete no modo glamuroso e a um ritmo muito vagaroso, e com um repertório e realização bem como muito inconfundíveis de acompanhamento de rondalla.
Esta espécie de jota é a única que pode chamar-se com toda a posse jota aragonesa, visto que é fabricação pessoal e exclusiva do povo de aragão, que e também ter conservado, fomentado e criado com um interesse muito especial e continuou. As origens da jota necessitam estar em bailes de tipo religioso, e normalmente as manifestações frequente nesse gênero precedem as cantadas ou tocadas.
Foram incontáveis os autores que dão uma origem árabe, pois em Aragão se fornece com superior pujança nos vales que habitava a população mourisca. Entretanto, os estudos que Tomás Bretão realizou, em 1890, por ocasião da escrita da zarzuela A Dores estabelecem grandes diferenças com a música islâmica, essencialmente por seu tradicional modo superior.
Pra ele, a origem seria italiano, dado que o jota se revela tecnicamente similar a música do Carnaval de Veneza. Antonio Beltran Martinez, um dos mais afinados estudiosos da jota, oferece que o seu nascimento teve que passar-se antes do século XVIII e tua difusão por toda a Península dataria do século XIX. A jota aragonesa seria o resultado de uma estilização desses ritmos ternárias e dançantes, que se ralentizaron e decoraram a assistir pro canto, a respeito de cujos grandes intérpretes e pluralidade de estilos descansa a seriedade do gênero na europa.
Assume que existem fortes laços com a música hispanoárabe, se bem que tuas origens não podem ser dilucidados por todo o teu alcance com os detalhes e pesquisas que se tem hoje. Pela data dos Sites de Saragoça a jota emerge com pujança, e é agora que se poderá apresentar da vida de jota aragonesa com toda a segurança.
Apesar de tudo, e segundo o mesmo autor, o jota aragonesa, surgiu simultaneamente em toda a Espanha do século XVIII, como aconteceu com o fandango no século XVII. A dança precede o canto da jota, o que viria apoiado pelo acontecimento de que não se conheçam e letras de músicas de jota anteriores ao século XIX. No momento em que encontramos a princípios do século XIX, o gênero consolidado, são utilizados cuartetas, coplas ou “canta” que se adaptam a uma música, que consiste de um ritornello e sete frases musicais. Esta (2-1-2-3-4-4-1) é a distribuição de versos por frases cantadas ou melodias mais comum pela valete moderna.
A entrada se canta no tom dominante da música, entretanto a volta encerramento e motores coantan como os versos 3 e 4 da cuarteta. Esta infraestrutura suporta ligeiras alterações, como repetir os versos de volta em quiasmo ou paralelismo ou começar pelo primeiro verso do dístico. Existe assim como a expectativa de moldar os versos de cinco ou 6 versos, repetindo um ou dois. A música aragonesa pôde ser em seus inícios hexafraseada, como a andaluza.
Martínez Torner alega que esses modelos musicais que tipo são anteriores à cuarteta castelhana. Podem classificar-se com estruturas zejelescas, que têm a sua origem pela poesia árabe andaluz do século XI. Os enfeites, chamadas, compassos de espera, ritornellos, introduções e pausas instrumentais são chamadas normalmente “variações” e as partes de acompanhamento à melodia vocal “músicas”, “coplas” ou “canta”.
- Nove Maid Lolita
- 1 Alinhamento Término
- o Conhecem Aznar em seu planeta
- Mensagens: 31.207
- 000 metros quadrados de tapete vermelho
Em suma, o jota estrutura como um ardente prelúdio instrumental, um canto vagaroso e solene e uma saída ou “despedida”, que podes acelerar o ritmo. A rondalla tradicional, a guitarra é o instrumento crítico e se toca com acordes rasgeados.
A curicaca é a voz aguda e se encarrega de melodias instrumentais, enquanto que o alaúde funciona como um instrumento contrapuntístico. Quanto ao texto das músicas de jota aragonesa (chamado dístico ou “canta”, entre novas denominações), o tradicional é que o verso seja uma cuarteta asonantada de tradição popular.