Tal versão, contudo, talvez não seja de todo verdadeira, como é o enorme compositor Valverde, a “realidade científica”, em que se atribui o papel de abundantes episódios. No entanto parece que ele estava no ânimo de todos eles e, sobretudo, em o mestre Quiroga, a construção desta editora musical, tal e como se levou à prática. A tua criatividade não muda, apesar do desastre e do horror da Guerra Civil. Ambos os lados ouviam hechizados aquelas versos e canções. Manuel Simões permaneceu em Madri, em sua academia, a que Valverde e Leão, apesar de os duelos, seguem-se enviando recentes letras pra que lhes coloque música.
A luta se prolonga, chega a teu terceiro ano, mas, por exótico que pareça, naquele assunto de morte, a fome e a destruição continua conquistando o pano do teatro. A título de exemplo, “Maria Madalena”, a comédia em três atos, que acabaram em Barcelona, estreia em plena competição, em 1937, no teatro Princesa Isabel de Madrid.
, E de uma conjuntura que muito poucos se lembram, segundo Salvador Valverde, é que, no segundo ato o declamador e cancionista Rafael Neto interpretava uma nova canção do trio: “Olhos verdes”. Valverde e Rafael de León passam juntos a competição em Barcelona. Valverde e Rafael se despedem com um sentido abraço, segundo lembra o primeiro, sem suspeitar de que não voltarão a olhar jamais. O resto é a fração fragmentária de uma outra longa história que, desde o começo, os três amigos -Quintero, Leão e Quiroga – mello e partilham vida e sucesso.
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Filho, o que tu não fazes no momento em que te digo que te ruas. Estava convidada, em um debate televisivo, tinha me preparado a consciência aquele cenário e estava orgulhosa de meu vigor, pensava defender a minha posição com a força das frases e dos pensamentos.
Era apaixonante. Começou, tentei expor uma e outra vez, tentando encontrar um espaço entre os gritos e os gestos até que, lasa, entendi que o que ganhava era a potência da voz e a insolência. Observei por um instante aquele teatro do absurdo, esperpéntico, e sem que ninguém percebesse fiz mutis, e neste instante na minha moradia, abandonei a minha operação e eu escrevi.
Carlos nasceu em Madrid e a toda a hora passar só toda a sua existência. Seus pais trabalhavam em tal grau que se divorciaram em teu onze º aniversário. O sobreviveu citando consigo mesmo, inventandose amigos pra encher a sua solidão e inexistência de afeto. Sempre resignado ao seu universo paralelo. Só necessita de tomar cuidado para não comentar muito alto, de não argumentar consigo mesmo atravessando o parque. Se tem um encontro com uma garota, desta maneira, essencialmente hara mutis por el foro.
E Amelie Paulin não vive em Madrid, para a sua desgraça. Hoje Carlos é por fim feliz. Não tem móvel (para dizer com quem), mas comprou um acessório de mãos-livres. Colgandole do pescoço, fala na via, sem parar. Já você poderá compartilhar sua vida com aqueles que o rodeiam. Não tinha toda a bagagem preparado.Tinha ainda coisas que colocar pela mala e muitas coisas pendentes. Porém não tive tempo. Ninguém me disse adeus ao sair pela porta. Não me deram dois beijos de rigor nem me disseram “pasalo bem em tuas férias”;é dessa forma que eu fui fazendo mutis por el foro.
O teatro do universo é uma tragédia e todo mundo aplaude. O Caos, pro mundo e sobe o pano, que eu faço mutis! Que amplo teatro fazemos nós, eu, ator, ator trágico e ao ator coadjuvante e tu, que a todo o momento bordas, você faz o que melhor sabe fazer: mutis. Não encontrava um conclusão para a obra.
Não foi fácil concentrar-se naquela pequena sala, estúdio improvisado, onde Joãozinho jogou arrastando uma cadeira, e o mais pequeno chorava no berço. Maria entrou devagar. Gostava de ver de perto como escrevia o teu marido, como apertar a caneta contra o papel enquanto pensava. Por isso Joãozinho parou para abraçar a ela, e o mais menor calou.