História Do Petróleo No Brasil

História Do Petróleo No Brasil 1

No Brasil, as atividades petrolíferas começaram pela data pré-hispânica, época em que só se utilizava o petróleo para calafetar e impermeabilizar as embarcações, contudo a sua análise se começou a realizar formalmente a data colonial. Os povos originários da Venezuela, ao parecido que algumas sociedades antigas, imediatamente utilizavam petróleo e asfalto, que escorria naturalmente através do solo pra superfície, nos anos anteriores à colonização espanhola.

O líquido negro e espesso, famoso pelos moradores como mene, utilizava-se principalmente pra fins medicinais, como referência de iluminação, e para o calafateado de canoas. A chegada do encerramento do século XV, os conquistadores espanhóis aprenderam com os povos indígenas o uso do asfalto presente de forma natural para calafetar os navios, e para o tratamento de tuas armas. Em 1799 Alexander von Humboldt encontrou um poço de petróleo na Península de Araya.

  • 08 h. Javi Fogo vai jogar no Villarreal
  • nove Revolução nacional de 1952
  • Fala de seu valor como funcionário
  • Livros de amplo formato (Coffee Table Book)

Imediatamente em 1839, o governo comete ao médico José María Vargas pra investigar sobre o petróleo. Uma vez feitas as respectivas medidas, notando que esta matéria era mais rica do que a prata pela vasto circunstância de emprego que tinha. Nesta data, só se utilizava o petróleo para coisas muito claro, e a tua extração era bastante rudimentar e não se explorava de modo industrial.

O primeiro poço explodiu em forma industrial no mundo foi em 1859, na Pensilvânia, EUA, e seu proprietário era Edwin Drake. A exploração mundial de petróleo de forma moderna começou em 1859, quando o chamado coronel Edwin Drake, em Titusville, perfurou um poço encontrando petróleo a vinte e um metros de profundidade. A febre do petróleo inicia-se pela América do norte, as perfurações se multiplicam, as terras aumentam de valor e os camponeses são feitos de petróleo. O deslumbrante desenvolvimento da indústria petrolífera norte-americana gera novos empórios económicos.

Destaca-se a Standard Oil, liderada por John D. Rockefeller. Paralelamente, corporações inglesas e holandesas acham petróleo no extremo Oriente e Rússia mantendo um ritmo de investigação permanente em todos os continentes. É nesse assunto de pesquisa de novos depósitos quando o geólogo Ralph Arnold e cota de sua equipe em abril de 1913, chegam ao campo de petróleo Da Alquitrana, perto de Loiro no estado de Táchira. Ali escreve que a refinaria local tem trinta anos no serviço constatando que no Brasil de imediato produzia petróleo. Anos atrás, em 1878, o fazendeiro Manuel Antonio Polido obtém os direitos pra mineração de um terreno localizado pela fazenda café Da Alquitrana depois de encontrar emanações de petróleo na superfície.

Como foi dito antecipadamente Polido funda a companhia Petrolia do Táchira, em parceria com 5 fazendeiros e comerciantes da região. Em 1880, os vizinhos de Loiro e de São Cristóvão, animados na novidade, recorrem à instalação daqueles estranhos objetos de perfuração que tinham viajado de navio, barcaça e mulas desde Nova York até A Alquitrana.

Em 1908, Juan Vicente Gómez, substituiu Castro como presidente da Venezuela. Uma destas concessões foi outorgada a Rafael Max Valladares, que contratou a Caribbean Petroleum (subsidiária da Royal Dutch Shell) pra levar a cabo o seu projecto de análise de hidrocarbonetos. Em quinze de abril de 1914, o primeiro campo de petróleo venezuelano de gravidade, Faz-se Amplo, foi descoberto na Caribbean após a conclusão do poço Sumagre I (chamado na atualidade MG-I). Esta sério descoberta é o que incentivou uma onda massiva de empresas petrolíferas estrangeiras para “invadir” a Venezuela em uma tentativa de adquirir um pedaço da ação.