Seiyū (声優, “Ela”?) é o nome dado a um ator de voz no Japão. O trabalho de um seiyū se concentra principalmente em rádio, tv e dublagem de videos estrangeiros, fazer narrações e trabalham como atores de voz em jogos e séries de anime. O emprego mais inconfundível desse termo no ocidente se menciona como o ator de voz ou ator de dublagem de séries de anime. O japão produz por volta de 60% das séries animadas no universo. Graças a este desenvolvimento, os seiyū necessitam trabalhar em tempo integral pra sastifacer a busca e alcançam fama internacional, um reconhecimento comparável ao que tem atores de outros países.
Coreia do Sul é o único nação que retém um sistema semelhante de emprego para os atores de voz, onde as diferentes cadeias televisivas contratam incontáveis seiyū pra seus programas. Os seiyū incursionan, em geral, pela música, vídeos e papéis televisivos, onde regularmente possuem grupos de fanáticos que seguem o programa só na tua participação.
- Facebook pede-me a entrada pela wikipédia para demonstrar os detalhes do web site na timeline
- 104 Restauração página wikipédia RESISTIRÉ (REALITY)
- 13:12 victor_orta ->HOMEM NÃO SE HARUNA Em tal grau COMO BARÇA, Entretanto SERA PROFISSIONAL SEGURO
- Referência de Existência Eterna (Bogotá)
- três Alguns comentários a respeito da tradução
- quatro Conflitos em canais de distribuição
- Elche: Há oficialmente o teu corpo humano técnico
No momento em que a série de anime que protagonizam tem difusão mundial, os grupos de seguidores geralmente se estendem por todo o mundo. A sigla “CV” é comumente usada nas publicações japonesas para indicar quem faz a voz de um protagonista” (“character voice”, em inglês), pros papéis anúncios em revistas. Este termo foi usado pela primeira vez pela década de 1980, as revistas de anime como Animec e Newtype.
A atuação com vozes no Japão existe desde a introdução do rádio no nação. Todavia, foi na década de 1970, onde o termo seiyū se integrou no vocabulário popular, graças à bem-sucedida série de anime Space Battleship Yamato. De acordo com uma entrevista em um jornal com um empresário de atores da data, afirmou que “desde o boom de Yamato, a palavra “ela” foi reconhecida instantaneamente.
Antes disso, os atores e atrizes que se apresentavam a si mesmos como um seiyū, lhes perguntavam, “ou melhor, Em 1925, a companhia Tokyo Broadcasting Company (antecessora da NHK), começou a entregar por rádio. Nesse mesmo ano, 12 estudantes que se especializaram somente em atuação de voz, se tornaram os primeiros atores de voz no Japão, quando realizaram um drama de rádio.
Eles se referiram a si mesmos como seiyūs, contudo naqueles dias, o termo “atores de rádio” (ラジオ役者, rádio yakusha?) foi usado nos jornais pra se dizer à profissão.
A era seguinte começou em 1941, no momento em que a NHK abre um programa de capacitação pro público para aprontar atores especializados em dramas radiais. Isso foi conhecido como “Agência de Criação de Atores do Canal Central de Emissões de Tokyo” (東京中央放送局専属劇団俳優養成所, Tōkyō Chūō Hōsō Kyoku Senzoku Gekidan Haiyū Yōsei Sho?).
Em 1942, a companhia Tokyo Broadcasting Drama estreou-se em sua primeira promoção. Esta foi a segunda ocasião em que o termo seiyū foi usado pra citar-se aos atores de voz, e desde pois foi utilizada a palavra. Existem várias teorias de como o termo seiyū foi instaurado.