A Sonora Matancera é um conjunto de música cubana, fundado na década de 1920 pela cidade de Matanzas. João Batista Antunes: quarta guitarra. No ano de 1926, mudou seu nome ao Grupo de Soprano. Nesse mesmo ano, acompanha o coro, Eugênio Silva, Carlos Manuel Díaz Alonso “Caíto”.
Em 1927, ingressa no grupo Rogelio Martínez Díaz, O galego, por recomendação de Caíto; mais tarde, Martínez seria teu segundo director. Nesse mesmo tempo você vai modificar o nome do conjunto, passando a ser Estudantina Sonora Matancera. No decorrer dos primeiros anos da década de quarenta realizam apresentações em academias de dança, cabarés e na Rádio Progresso de Cuba. Também adicionam em teu repertório guarachas, montunos, além de outros mais.
Em 1953 Daniel Santos deixou parcialmente o agrupamento, foi o último ano em que gravaram em estúdio, no entanto as apresentações se estenderam por várias décadas, até a morte de Daniel. Paulo Beltrán Ruiz. Em três de novembro Vicentico Valdés grava a guaracha de Reineiro Martínez “Eu não sou Bonito”.
- 75 Feliz aniversário
- 2 semanas antes
- 1986: “A Different Corner”
- Tortos de milho com cebola caramelizada e queijo cabrales
- 320 SOMOS OS ÚLTIMOS
- 2007: Best of
- Lei Geral da Segurança Social dedicação transitória 18ª
- 2 Imigração austríaca
em quatro de abril de 1955 entra para a trilha Sonora da cantora porto-riquenha Carmen Delia Dipiní, gravando o bolero de Humberto Jauma “Se não voltar”. Outro cantor do grupo foi Celio González, que prontamente tinha uma trajetória dentro da ilha. Entrou pro agrupamento em 23 de maio de 1956, a correr a tua primeira música em estúdio, o bolero-rítmico de Nelson Navarro “Quémame os olhos”. Também, fez quota do coro junto Rogelio, Caíto e Laíto, tocando assim como o güiro. Permaneceu como vocalista do planta Sonora até 1965. Durante essa fase Laíto se retira do conjunto. Em 1957, a Sonora Matancera faz uma turnê pelo Peru, Chile e Argentina, levando como compositores Celio Gonzalez e Carlos Argentino, regressando após apresentações de sucesso.
no mesmo ano, foram retirados dois integrantes fundamentais, o arranjador musical, Severino Ramos, e o percussionista José Rosário Chávez de “Manteiga”, por questões de saúde. Em seu recinto entra o baterista Simon Domingo Esquijarroza, “Minino”. O posto de principal arranjador foi ocupado por Javier Vázquez, filho de Paulo “Bubú” Vázquez. No dia vinte e dois de fevereiro, o cantor Johnny Lopez grava a chomba-calypso “Linstead Market”. E, no dia 6 de agosto, o uruguaio Chito Galindo grava o bolero Consuélame, da autoria de Julho Branco Leonard. Em 1958 gravados com a Sonora Matancera e se retiram Nelson Pinedo, Vicentico Valdés e Leo Marini.
No dia 23 de janeiro, o venezuelano Victor Pinheiro grava a guaracha de Porfirio Jiménez “Não desejo nada com tua mulher”. O mesmo faz Reynaldo Hierrezuelo, denominado como Rei Caney, de vince e seis de outubro, grava o seu primeiro assunto, o bolero de tua autoria “Quero emborracharme”. No mesmo ano houve o triunfo da Revolução Cubana, ingressando como governante cubano Fidel Castro Ruz. Muitos dos artistas conhecidos ou protagonista ou cessaram tuas atividades pra se empenhar a outros itens.